PROFESSORA ANDRÉA

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Sistema de dessalinização da água já é usado em nove estados no Brasil

A cada hora de funcionamento, máquina elimina o sal em até mil litros. Custo do processo é cinco vezes maior que da produção de água tratada.


No Brasil, o sistema de dessalinização da água já é usado em nove estados. O repórter Alessandro Torres foi experimentar a água tratada no sertão do Ceará.

Cercada pelo mar, Fernando de Noronha ainda depende da chuva para o abastecimento. Ao todo, 40% da água consumida na ilha vêm de açude e de poços. Por isso, chegou a enfrentar um racionamento no começo do ano. Isso não aconteceria se todo o abastecimento viesse do sistema de dessalinização, que tira o sal da água do mar, e é responsável por 60% do que chega às torneiras.

O mesmo processo é usado em comunidades no sertão do Ceará, onde a água do subsolo é salobra. Neste caso, a água dos poços é bombeada para o dessalinizador, que usa membranas para reter o sal.

Antes do dessalinizador, Dona Maria precisava comprar água que consumia. “ A gente descobriu um santo para cobrir outro”, diz.

A cada hora de funcionamento a máquina elimina o sal em até mil litros de água. A medida em que isso acontece ela vai sendo depositada em uma caixa e, depois, já está prontinha para o consumo. Água limpa como uma água mineral mesmo.
Mas, as membranas que separam o sal da água exigem manutenção constante. Hoje, o custo da dessalinização é cinco vezes maior que o da produção de água tratada, que é de R$ 0,33 a cada mil litros. Quase 300 famílias de Maranguape estão há seis meses à espera do conserto do dessalinizador.

“A solução que nós vamos ter é que mandar ajeitar o poço porque a gente não tem condições de comprar todo dia um garrafão”, diz a dona de casa Antonia Bonifacio.
A Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará disse que não podia informar quando o dessalinizador mostrado na reportagem vai voltar a funcionar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário